segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

ATA NÚMERO 11/2012

ATA da Reunião Plenária do CDS Noroeste, realizada aos doze dias, do mês de dezembro do ano de dois mil e doze, ás quatorze horas e trinta minutos na sala do conselho, localizada junto a área onze do CS IAPI, com a participação de Geny Mascarello, Ademar Euclides Deutil, Paulo Goulart dos Santos, Paulo Roberto Puhl, Gabriel Antonio Vigne, Gilberto Binder, Maria Madalena Nascimento, Márcia da Silva Gonzalez. Lida e aprovada à ata anterior sem ressalvas. Não havendo pauta específica,  passou-se a entabular dialogo versando a incoerência de se manter dentro de um mesmo bairro dois serviços idênticos, um para atender bairro vizinho (Nazaré) e outro para os seus moradores e, enquanto não existir aquele que vai atender a comunidade do São Sebastião, os mesmos terem que se deslocar para serem atendidos na UBS do IAPI mesmo tendo dentro de seus limites um posto de ESF. Uma vez havendo o remanejamento do posto da Nazaré, qual o destino reservado para aquele local. Sugeriu-se a possibilidade de ser utilizado como creche, uma vez que existem mães que prestam serviços em outras comunidades não tendo condições de arcar com custas de manter seus filhos em creches particulares. Dando por encerrada as atividades de dois mil e doze, foi aprovado o calendário para o próximo ano, seguindo os mesmos moldes do corrente ano, ou seja, plenárias na quarta semana do mês,as quartas feiras, ás quatorze horas e trinta minutos. Nada mais havendo a tratar foi lavrada por mim, Gabriel Antonio Vigne a presente ata.

ATA NÚMERO 10/2012


ATA da Reunião Plenária do CDS Noroeste, realizada aos vinte e oito dias, do mês de novembro, do ano de dois mil e doze, ás quatorze horas e trinta minutos, na sala três da Gerencia Distrital NHNI, área doze, localizada nos altos do CS IAPI, com a participação de Ana Bar, Claudia Reck, Gabriel Vigne, Geni Mascarello, Gilberto Binder, Graziela Zottis, Ione Nichele, José Souza, Paulo Goulart e Terezinha Picallo. Lida a ata de numero oito de setembro que foi aprovada com a ressalva quanto a composição dos integrantes e a forma que iria se compor o núcleo do CDS Noroeste, que será composto por oito pessoas escolhidas em plenário dentre os conselheiros titulares e obedecendo a paridade, desempenhando os cargos de  coordenador distrital, vice-coordenador distrital e coordenadores adjuntos (art.11) artigo onze. Lida a ata de numero nove, que foi aprovada sem ressalvas. A pauta previa que deveria estar presente o senhor Fernando Neves Hugo, professor da URGS, que não teve condições de comparecer por ter no mesmo horário, reunião com formandos da odontologia, e em vista disso passamos a discutir os problemas da Vila Dique e Nazaré. Conforme já citado em reuniões anteriores, a senhora Graziela Zottis, representando a GD havia se comprometido em colocar uma equipe no antigo posto da vila Dique para atender os remanescentes da estrada de chão, no entanto isso ainda não ocorreu, e segundo informações, nos próximos meses deverá ser demolido o antigo posto para dar lugar ao prolongamento da pista do aeroporto, mais uma razão para se preocupar, enquanto isso aquela população continua a mercê da boa vontade de outras unidades para serem atendidos. A indicação de uma casa na Avenida Sertório, foi vistoriada e encaminhado ao departamento jurídico para os tramites legais, devendo no início do próximo ano se processar sua adequação para receber a transferência da unidade existente na Vila Nazaré, acrescida de mais uma equipe, ou seja, totalizando duas equipes de PSF naquela unidade, suprindo suas necessidades. Nada mais havendo a tratar, foi por mim, Gabriel Antonio Vigne, lavrada a presente ata.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

ATA NÚMERO 09/2012

ATA da Reunião Plenária do CDS Noroeste, realizada aos vinte e quatro dias, do mês de outubro, do ano de dois mil e doze, ás quatorze horas e trinta minutos, na sala três da Gerencia Distrital NHNI, área doze, localizada nos altos do CS IAPI, com a participação de Adriana Gomes, Adriana Wittec, Ana Lúcia Dagord, Claudia Reck, Cléia Neuberger, Cristiane Cardoso da Silva, Cristiane Freitas, Cristiano Pereira, Denise Phul, Clarice Pelaipe, Eliane Lucas, Gabriel Antonio Vigne,  Geny Mascarello,  Gerci Salete Rodrigues, Gilberto Binder, Graziela Zottis, Ilan Ramos de Souza, Ione Nichele, Janaina Machado, Jonas Luiz Ribeiro, Jonathan Rossales. José Pereira de Souza, Juliano Moreira Velho, Layanne Morais Souza, Luciane Machado, Madeleine Salgueiro, Maristela Farias Gomes, Neusa Feijó, Paulo Goulart, Paulo Phul, Rosane Alves Coelho, Rosangela Silveira, Roselaine Rulik, Tatiane Morais Souza e Terezinha Picalo. De imediato passamos a apresentação da Comissão Eleitoral nas pessoas de Marli Aparecida Neutghing e Marli Teresinha Guerreiro Ferreira, e do Conselho Local de Saúde da UBS da Vila Ipiranga, eleita em vinte de julho de dois mil e doze, nas pessoas; Paulo Roberto Filippon, José Pereira de Souza, Cléia Terezinha da Costa Neuberger, Clarice Teresinha Pelaipe, Terezinha Laurete Picalo e Luciana Machado Pereira e representando o gestor Claudio Reck ou Rosangela Rabassa Silveira, que de imediato foram empossados em suas funções. Segui-se a apresentação dos integrantes da ESF do IAPI nas pessoas de Roselaine Rulik, Jonathan Rossales, Eliane Lucas, Madeleine Salgueiro, Juliano Moreira Velho, Jonas Luiz Ribeiro, Maristela Farias Gomes, Rosane Alves Coelho, Janaina Machado, Denise Puhl, Tatiane Morais Souza, Cristiano Farias Pereira e Layanne Morais Souza. Após as apresentações, Cristiane Freitas e Gerci Salete Rodrigues passaram a interagir com os participantes, sobre as vantagens que representa o médico de família e das agentes comunitária de saúde, salientando que o governo federal determinou que não mais se criassem UBSs, e dentro do possível as tornasse ESF mediante acordo com trabalhadores e comunidade, justando valores bonificados em função da disparidade entre níveis estaduais e municipais, a fim de tornar mais atrativo o regime de quarenta horas semanais. Ilan distribui uma lista de horários disponibilizados para reuniões de familiares e demais interessados em conhecer e entender os serviços prestados junto ao CAPS I  II  e III pelo Hospital Mãe de Deus. Nada mais havendo a tratar, lavrei a presente ata. Gabriel Antonio Vigne.

ATA NÚMERO 08/2012


ATA da Reunião Plenária do CDS Noroeste, realizada aos vinte e seis dias, do mês de setembro, do ano de dois mil e doze, ás quatorze horas e trinta minutos, na sala três da Gerencia Distrital NHNI, área doze, localizada nos altos do CS IAPI, com a participação de Geny Mascarello, Ademar, Ione Nichele, Paulo Goulart, Ana Carla Vieira, Gilmar Drago, Claudia Loss Reck, Madeleine Salgueiro, Ana Pompeu Bar, Adriana Witten, Antonio Vigne, Ana Dagord e Joana Fernandes. Foi justificada a falta de Gabriel Vigne, Gilberto Binder e Rosemary Coutinho. De inicio foi pautado os informes, ao que Ana responsável pela GD, informou que recebeu a indicação de uma casa junto ao bairro São Sebastião e que poderia ser utilizada como posto para a vila Nazaré, devendo nos próximos dias vistoriá-la e efetuar o contrato e a designação de mais uma unidade de PSF. A Pauta seguinte seria a apresentação do conselho recém eleito na UBS da vila Ipiranga, neste ato representado por Claudia Loss, e que assumiu a responsabilidade de apresentar o estatuto a ata referente a constituição da comissão eleitoral, regimento eleitoral e posse dos eleitos, para aprovação por este Conselho Distrital de Saúde e comunicação ao Conselho Municipal de Saúde. A seguir Joana Fernandes do CMS, passou a apresentação do artigo 6º do Regimento Interno do CDS Noroeste, versando sobre quem pode e deve participar das plenárias. Foi definido que os prestadores de serviços (Mãe de Deus e Hospital Banco de Olhos) devem continuar participando assim como o IPA e FTCPA também prestadores de serviços, e participantes da rede SUS/IAPI como formadores de profissionais nas áreas de Fisioterapia e Fonoaudiologia porem até o momento não tiveram participação no CDS. Foi definido que o núcleo distrital deve ser representativo e indicado pelos conselhos locais, e dessa forma teremos a indicação dois usuários titulares para cada CLS e dois suplentes, um trabalhador titular e um suplente, e um gestor titular e um suplente, perfazendo um total de quatro titulares e quatro suplentes indicados por cada Conselho Local de Saúde. Dessa forma teremos um colegiado de vinte e oito pessoas nas reuniões, das quais quatorze com direito a votos. Nada mais havendo a tratar, foi lavrada a presente ata.  Gabriel Antonio Vigne.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

ATA NÚMERO 07/2012


ATA da Reunião Plenária do CDS Noroeste, realizada aos vinte e dois dias, do mês de agosto, do ano de dois mil e doze, ás quatorze horas e trinta minutos, na sala três da Gerencia Distrital NHNI, área doze, localizada nos altos do CS IAPI, com a participação de Gabriel Vigne, Ana Carla Vieira, Carla Lucia Cunha, Paulo Goulart, Paulo Puhl, Graziela Zottis, Rosemary Coutinho, Ana Dagord, Ana Bar e Madeleine Salgueiro.  Lida e aprovada a ata anterior sem ressalvas foi justificada as faltas Joana Fernandes do CMS que iria concluir os trabalhos referentes ao Regimento Interno do CDS e Gilberto Binder, ambos por motivos de força maior. Passado de imediato aos informes, Ana Dagord solicita que o representante do CDS deve participar no dia vinte e nove de agosto, as quatorze horas na sala da gerencia, da reunião pro – saúde, disse ainda que a aparelhagem para funcionamento da UPA já foram adquiridos e estão sendo instalados e o Hospital Conceição já esta fazendo o processo de seleção para contratação do RH necessário ao funcionamento da mesma, não estando definida até o momento a data da inauguração, estando uma vez por semana se reunindo as gerencias da Noroeste, Norte, Eixo Baltazar e Leste, ficando estabelecido que as regiões Noroeste, Norte, Eixo Baltazar e parte da Leste deverão ser atendidos pela UPA do Triangulo. A coordenação da mesma será feita por Jorge Saraiva, a enfermagem por Thiago e o administrativo por Alvarin. Quanto a Vila Dique, ficou definido que o prédio do antigo posto não será demolido de imediato, logo não será necessário o container para abrigar a equipe, sendo autorizada a negociar com a coordenadora Claunara do Santíssima Trindade para acertar o atendimento em ambos os locais e que ao ser convidada para reunião junto a GD, a mesma declarou não ter condições de atender a ambos os locais e nada ter a tratar com a GD, sendo o assunto transferido para a SMS, pois a GD não dispõe de RH para promover atendimento naquela região, acreditando que o Conceição deverá dar apoio por mais de trinta dias, até que se possa resolver a situação, devendo realizar reunião com a comunidade para encontrar uma solução plausível. Paulo indaga sobre o CLS da UBS da Vila Ipiranga, ao que a GD informou ter sido informada da realização do CLS e deveriam informar ao CMS, ao que Paulo diz que deverão enviar cópia da ata e fazer a apresentação dos eleitos ao CDS, para que este encaminhe ao CMS, acrescentando que o ESF tem urgência em receber as agentes comunitárias a que tem direito. Graziela informa que receberam do IMESF na última semana a nominata dos candidatos e seus respectivos endereços e que o coordenador de cada CLS deverá acompanhar a equipe para comprovação do endereço para fins de contratação. Paulo informa que o senhor Paulo Puhl esta muito contente com a atuação do Hospital Banco de Olhos do IAPI, onde realizou exames e sendo melhor atendido que na rede privada. Ana Dagord cita que no sábado ultimo fizeram um mutirão para atender a população, todavia constatou vários faltosos e que tentou saber o motivo porque não compareceram, já que haviam sido avisados, constatando que alguns esqueceram, outros desistiram e outros estavam doentes e não avisaram. Gabriel cita que nos últimos meses já houve uma redução de faltosos, porem ainda é grande o numero de consultas perdidas e agendadas pelo sistema AGHOS, conforme constatou junto ao setor de estatística e desejando saber em separado o numero de faltas das primeiras consultas e das reconsultas, ao que a GD disse serem possíveis estes dados, porem existem pessoas que se cadastraram e trocaram o numero do telefone e de endereço e não informaram ao posto, razão porque não se consegue agendar a consulta ou programar os exames. Gabriel cita que se houvesse gravação dos contatos telefônicos e o paciente não comparecesse para realizar as consultas ou realizar os exames poderiam ser considerados como desistência e serem suprimidos da lista de espera. Sobre o posto da Vila Nazaré, a GD Informa que ainda não se localizou uma casa que tivesse as condições exigidas para um posto de saúde, tendo sido sugerido por Carla, à adaptação de um pavilhão com divisórias de madeira, podendo o CDS vistoriar. Paulo diz que não devemos passar por cima do Conselho Local, pois é a comunidade que  melhor conhece suas necessidades. Gabriel informa que há três dias colocou sabão liquido nos banheiros da UBS e que dispunham de recipientes e que ainda não havia sido consumida metade da quantia colocada, contrariando a alegação do senhor secretário, na reunião do CMS de dezesseis do corrente mês.  Paulo marca a pauta para a reunião de vinte e seis de setembro como sendo a apresentação do conselho da Vila Ipiranga, conclusão do Regimento Interno do CDS Noroeste e Informe gerais. Nada mais havendo a tratar, lavrei a presente ata que vai assinada por mim Gabriel Antônio Vigne.  

ATA NÚMERO 06/2012


ATA da Reunião Plenária do CDS Noroeste, realizada aos vinte e cinco dias, do mês de julho, do ano de dois mil e doze, ás quatorze horas e trinta minutos, na sala três da Gerencia Distrital NHNI, área doze, localizada nos altos do CS IAPI, com a participação de Gabriel Vigne, Ione |Nichele, Paulo Puhl, Jussara de Fátima, Rose Leal, Iara de Deus, Humberto Correa, Beatriz Torres, Gilberto Binder, Eliane Lucas, Ana Sturbelle, Carmem Lucia, Paulo Goulart, Simone Bertoni. Ademar, Maria Madalena, Patrícia Vizcaychipi, Ana Dagord, Marcos Ropke, Ilan de Souza, Marina Weizemann, Carolina Reis, Loreci Terezinha e Magda Oliveira, conforme registro no livro de presenças. Lida e aprovada à ata anterior sem ressalvas, passou-se aos informes. Ana Dagord comentou sobre o local indicado pela comunidade da Vila Nazaré, para colocar o posto de saúde, situado na Rua Peberibe, julgando como inadequado, apesar do piso adequado, carecendo no tamanho por não comportar duas equipes e o valor do aluguel ser muito alto. Madalena cita que existem outras casas que poderão servir, ficando de verificar e comunicar a GD para vistoria. Ana pergunta se vai haver reunião no dia vinte e seis, ao que lhe foi dito que o DEMAB não deu retorno e, portanto a reunião foi cancelada. Ademar voltou a citar o seu problema na demora de seu atendimento toda vez que vai ao posto de saúde para verificar sua pressão e diabete, e como deve ser feito em jejum, crê que deva ser atendido antes dos pacientes do dia. Madalena diz que a equipe foi forçada a tomar esta atitude para evitar que o posto virasse bagunça e o usuário deve entender que uma regra não deve ser modificada a vontade de cada pessoa, havendo a possibilidade de ser modificada através da participação da comunidade nas reuniões do conselho local. Ana diz que a idéia é criar um posto capaz de suportar duas equipes e dentro das exigências preconizadas pelos sanitaristas, passando a discutir o posto da Vila Dique (estrada de chão), que em primeira estância se julgou que o aluguel de um container poderia resolver porem uma linha emergencial de ônibus poderia resolver, fazendo o transporte gratuito aos usuários entre a vila Dique e o posto Santíssima Trindade no Porto Novo, e já tendo sido aprovado pelo senhor Secretário, competindo a comunidade traçar um organograma dos horários a serem aplicados. Rose, representante da comunidade estrada de chão, diz não ser do interesse comum, por não contar com farmácia que só faz previsão para as famílias já  transferidas e atendendo mal as duas comunidades havendo pessoas impossibilitadas de se locomover nem para um posto próximo a sua residência, e que não existe posto próximo. Ao que Ana informa existir transporte por ambulância em outras unidades e podendo ser aplicado de imediato. Simone pergunta sobre a forma de agendamento para o atendimento médico e solicitação de ambulância. Ao que lhe foi informado que o agendamento deve ser feito via telefone. Rose ainda comenta que quando o posto funcionava na dique as equipes  iam nas casas visitar os impossibilitados, verificando a pressão e dados vitais levando medicamentos e as enfermeiras faziam curativos. Ana solicita explicação sobre o atendimento de pessoas que não são de responsabilidade do posto, conforme citado em levantamento apresentado. Ao que foi dito que pessoas que adquiriram casa de pessoas transferidas para o Porto Novo não constam do cadastro do posto. Ione diz que alguém deve definir e assumir a responsabilidade pelas negociatas, caso contrario sempre vai ter alguém entrando na vila para poder ser beneficiado. Madalena da Vila Nazaré diz que a comunidade da Dique não pode ficar sem o suporte das agentes comunitárias e médico, salientando que há a necessidade de outra equipe de PSF para que essa comunidade não fique desassistida. Ana diz que esse é um problema novo que ainda não foi debatido e não deve ser provisório, assumindo o compromisso de marcar uma reunião com o DEMAB, onde Saúde e Governança possam definir nos próximos dias, acreditando que o DEMAB já possua uma listagem completa do pessoal que ainda não vai ser transferido, independente da contratação de um ônibus para o do pessoal agendado para consulta no Porto Novo. A coordenação considerou encaminhado o problema da dique, mantendo como pauta para a próxima reunião o estudo do Regimento Interno do Conselho Distrital, já que o CMS estava impossibilitado de comparecer na presente seção. Nada mais havendo a tratar, lavrei a presente ata que vai assinada por mim Gabriel Antonio Vigne.  

quarta-feira, 4 de julho de 2012

ATA NÚMERO 05 - 2012

ATA da Reunião Plenária do CDS Noroeste, realizada aos vinte e sete dias, do mês de junho, do ano de dois mil e doze, ás quatorze horas e trinta minutos, na sala três da Gerencia Distrital NHNI, área doze, localizada nos altos do CS IAPI, com a participação de Gabriel Vigne, Paulo Puhl, Ione Nichele, Ana Dagord, Gilberto Binder, Alcides Carrion, Rejane Seibel, Gilmar Drago, Nara Mesquita, Ivo Martins, Geneci Faleiro, Marisa Santos, Humberto Correia, Paulo Nunes, José Balestrin, Joana Marques, Ângela Fercus, Paulo Santos, Valmor Cardoso, Maria Nascimento, Patrícia Viscaychipi, Rosemeri Coutinho, Altair da Rosa, Ilan Souza, Adriane Rodrigues, Liana Pereira, Irmgard Rauber, Alice da Costa, Marilda dos Santos, Ana Vieira, Maria Polanzyck, Ricardo Wilke e Joana Fernandes. A pauta do dia acordada como sendo revisão do Regimento Interno e comissão da AMOVI (Associação dos Moradores Vila do IAPI). Após a identificação dos participantes, passamos a ouvir a comissão do AMOVI, ao que o senhor Balestrin tomou a palavra e passou a descrever certas dificuldades encontradas no acesso a informações e atendimento, tendo se sentido tolhido em seus direitos, alegando se dirigir nos próximos dias a floresta amazônica tendo necessidade de certos exames e medicamentos para sua estada naquela região, encontrando dificuldades e tendo solicitado via MP a execução de certos exames, apresentando inclusive um manifesto que diz ter recebido dentro do posto, citando terem se dirigido ao secretário da saúde, que os enviou a Gerencia Distrital, ao que foi corroborado por outro participante e um terceiro alega ter buscado uma reconsulta e devido ao longo tempo que não consultava teve que entrar na fila do sistema AGHOS e quer ser atendido pelo mesmo especialista, sendo esclarecido que ainda o sistema AGHOS não esta regionalizando as consultas, sendo o mesmo encaminhado á direção para acompanhamento e dar solução. Foi citando que o conselho Local e Distrital são caminhos em que o usuário pode participar e buscar esclarecimentos e soluções dentro dos recursos e normas disponíveis, sugerindo a participação da comunidade nos conselhos para fazer as mudanças necessárias para o bom andamento dos serviços prestados pelo SUS, esclarecendo ainda que o senhor Balestrin já havia feito os exames antes que o MP enviasse a solicitação. Geneci comenta que a AMOVI fez reunião com a participação do senhor João Paulo e o Vereador Sebastião Mello que enviaram o assunto ao então secretário da Saúde para as devidas providencias. Rejane intervém dizendo da existência dos conselhos e que prevê a participação da comunidade, que uma pessoa do legislativo deveria estimular a participação do controle social chamando para reunião dentro do sistema de saúde e não fora, caracterizando ato puramente político. A GD diz da importância do espaço que com a participação da comunidade deve produzir muitos e bons frutos. O coordenador solicita que participem, mesmo que seja apenas um representante e que o conselho local e distrital esta aberto para a participação da comunidade. O senhor Ademar da vila Nazaré diz haver apenas um médico para atender toda a população da vila, e que tendo comparecido devidamente acompanhado, para um exame de pressão e diabete, encontrando apenas uma enfermeira para os diversos atendimentos, pois duas faltaram por doença. A GD informou que o posto não pode receber mais um médico e enfermeiras porque o prédio não dispõe de espaço físico adequado, já tendo solicitado a mais de um ano que se verificasse outro prédio para receber mais profissionais da saúde. Madalena diz que se houvesse uma vistoria da secretaria, o prédio seria condenado, porem o profissional faz o que pode nas condições oferecidas, porem nas segundas, terças e sextas-feiras as situações são piores, devendo a GD tomar conhecimento. Kátia diz que sempre que houve necessidade, o IAPI tem enviado o socorro necessário, porem não é possível alterar a rotina a qualquer momento como o que acorreu. Ione ressalta a situação de vulnerabilidade da vila e ter se esforçado em dar uma atenção mais humana para a vila sem, contudo lograr êxito. Gilmar do Parque São Sebastião fala sobre a aquisição prometida pela Melnic de um terreno para a construção do posto para abrigar a ESF, tendo sido questionada a secretaria sobre a liberação da verba mitigada de novecentos mil reais, sobre o impacto que a Goldstein provocou na região e o secretário ter alegado que a compra do terreno deve ser aprovada via Orçamento Participativo. Ione diz que segundo o regulamento do OP não permite que os conselhos possam fazer demandas, porem acataram solicitações dos conselhos da região Leste havendo pesos e medidas diferenciadas para cada região. A representante do CMS passou a descrever o que é um Conselho Distrital de Saúde e como Conselho Local, como sendo estâncias descentralizadas, exercendo a função de braço do CMS no controle social, funcionando há vinte anos, embora existisse anteriormente com outra denominação. O Conselho Local é a estância em que os moradores da região têm direito a voz e voto, já no Conselho Distrital a participação é representativa e indicada pelo Conselho Local e para o Conselho Municipal, a indicação é feita pelo Conselho Distrital. Local em que não existe o conselho Local, o Conselho Distrital e Municipal deve se fazer presente e estimular sua formação. Iniciada a apresentação do Regimento Interno do CDS Noroeste, houve alguns destaques que mereceram debate, devendo o representante do CMS submeter ao núcleo do CMS para aprovação, ficando ajustado que no dia vinte e cinco de julho, o mesmo se fará presente para a finalização dos estudos. Submetido o nome de Ana Carla Andrade Vieira para representar o segmento trabalhador junto ao CMS, em substituição a Simone Nascimento que foi transferida para o Hospital de Clinicas, merecendo o aplauso de todos os presentes. A pauta para a próxima reunião continua sendo o estudo do Regimento Interno do CDS Noroeste e informes gerais. Nada mais havendo a tratar, lavrei a presente ata que vai assinada por mim, Gabriel Antonio Vigne.

terça-feira, 29 de maio de 2012

ATA NÚMERO 04 - 2012


ATA da Reunião Plenária do CDS Noroeste, realizada aos vinte e Três dias do mês de maio do ano de dois mil e doze, ás quatorze horas e trinta minutos, na sala três da Gerencia Distrital NHNI, área doze, localizada nos altos do CS IAPI, com a participação de conselheiros dos diversos CLSs, conforme registrado no livro de presenças. Lida e aprovada à ata anterior sem ressalvas, passou-se de imediato a pauta do dia dedicada exclusivamente ao comitê metropolitano, para apresentar os problemas da tuberculose, na qual a região da grande Porto Alegre detém o índice nacional de maior incidência. Com a Palavra a Senhora Maria Terezinha, participante da Federação das Bandeirantes do Brasil, representando neste ato à senhora Neusa Reidmann do comitê metropolitano de pessoal, do comitê gestor, impossibilitada de comparecer a este evento. Paulo pede confirmação para a representante da GD se houve  convite a todos os conselhos Locais sobre a importância da pauta e do grau de pessoas atingidas justamente em nossa comunidade, ao que lhe foi confirmado, muito embora não houvesse necessidade em virtude do calendário ter sido pré-estabelecido no inicio de cada ano as datas das plenárias distritais. Retornando a palavra a senhora Maria Terezinha que passou a fornecer dados sobre a criação em dois mil e cinco através de parceria com países vizinhos com o nome de FUDO GLOBAL, e em dois mil e sete o comitê Metropolitano, com o objetivo de financiar projetos em países com incidências do Bacilo  de Koch, AIDS, Hepatite virais e Malária. O Brasil foi contemplado com o projeto da Tuberculose, ou seja, o Bacilo de Koch sendo então fundados onze comitês nas Capitais de maior incidência. Em São Paulo foi criado dois comitês, um na Capital e outro na baixada Santista. Em dois mil e nove foi recebido um estimulo para que se exercesse uma atenção especial para oito municípios da grande Porto Alegre, dentre os quais, Alvorada, Viamão, São Leopoldo e outros não nominados, todavia sendo quinze os municípios gaúchos considerados como prioritários citando Santa Maria, Uruguaiana e Santa Cruz do Sul. Informou ainda que a partir de trinta de abril de dois mil e doze, o Brasil deixou de ser considerado país pobre, perdendo a necessidade de ser financiado pelo FUNDO GLOBAL, e com isso o governo federal abraçou a causa através do Ministério da Saúde. O Fundo Global possibilitou que a sociedade civil tivesse uma melhor mobilização com o comitê metropolitano até mesmo com relação ao médico e enfermeira. A partir desse ponto passou a apresentar alguns painéis em forma de jogos, destinados a população infanto-juvenil, visando educar a população dos arrabaldes onde são  aplicados, atraindo e através deles fazer entender como se contrai a doença, sua forma de suspeitar ser portador do micróbio chamado Bacilo de Koch e como se procede a cura. A forma mais comum de ser infectado pelo bacilo é através do ar, respiração de pessoa a pessoa, especialmente em locais pouco arejados, afetando os pulmões, ocasionando tosse sem catarro, febre ao final do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, fraqueza e fácil cansaço, devendo o portador proteger a boca e o nariz ao espirrar ou tossir, a fim de amenizar o contagio dos demais. A pessoa que fizer o tratamento adequado, por mais de quinze dias sem interrupção, já não transmite o micróbio, podendo voltar a suas atividades sem prejudicar seus semelhantes, e de modo geral fica curada com seis meses de tratamento, e por isso é importante evitar a interrupção. Raros são os casos que exigem internação. Ao encerramento da reunião, ficou estabelecido que a pauta para a plenária de vinte e sete de junho seja sobre o Regimento Interno do Conselho Distrital. Nada mais havendo a tratar, lavrei a presente ata, que vai assinada por mim, Gabriel Antonio Vigne.      

ATA NÚMERO 03 - 2012


ATA da Reunião Plenária do CDS Noroeste, realizada aos vinte e cinco dias, do mês de abril, do ano de dois mil e doze, ás quatorze horas e trinta minutos, na sala três da Gerencia Distrital NHNI, área doze, localizada nos altos do CS IAPI, com a participação de conselheiros dos diversos CLSs, conforme registrado no livro de presença. Após lida e aprovada a ata anterior sem ressalvas, passou-se a apresentação dos presentes de imediato passou-se a pauta do dia que versava sobre os problemas da farmácia distrital, localizada no CS IAPI, neste ato representada pelo senhor Ricardo Wilke, que informou dispor no momento de três farmacêuticos, sendo que dois atendendo na parte da manhã e um na parte da tarde, três auxiliares e um assistente administrativo na parte da manhã e o mesmo numero na parte da tarde, contando com quatro estagiários, dois por turno e esta aguardando mais dois para cada turno, uma assistente se aposentou e espera receber outra por mais um ano, bem como estar no aguardo da criação do cargo de auxiliar de farmácia, e que deverão ser contratados através de concurso público, todavia os estagiários não permanecem por muito tempo, pois muitos após uma ou duas semanas se demitem, pois não têm um compromisso de emprego que os incentive e terem dispensas em dias de provas na faculdade. Declarou ainda que não têm faltado medicamentos, apesar da enorme procura que atingiu no período de janeiro á março de dois mil e onze, a quantia de trinta e três mil e trezentas e trinta e três receitas de toda Porto Alegre, contra quinze mil e setecentos e seis no Navegantes no mesmo período, com o mesmo número de RH. Igualmente foi citado que o médico fornece uma receita com validade de seis meses, e o usuário que costuma retirar seus medicamentos na farmácia popular que só aceita pelo período de quatro meses, ocasiona um acréscimo na farmácia distrital, embora diluído ao longo de cada mês, existindo, todavia uma demanda maior nos primeiros quinze dias de cada mês, fruto de uma cultura ainda remanescente de épocas anteriores, em que havia falta de medicamentos na segunda quinzena do mês. Muitos dos usuários do Hospital Conceição retiram seus medicamentos na Farmácia do IAPI e não raras vezes ocorre que as receitas não estão preenchidas corretamente de forma ininteligível, obrigando o usuário a retornar para refazer a receita. Outra dificuldade apontada e o programa AGHOS, que ao invés de um ajuste se prefere pensar em um futuro novo programa a ser implantado. Ana da GD informa das dificuldades em se conseguir reposição de RH, quer sejam oriundas por aposentadoria, desligamento por retorno ao seu quadro de onde haviam sido cedidos, embora o senhor secretário seja sempre informado, mantendo uma lista sempre atualizada e a prefeitura não repondo os trabalhadores que se afastam do quadro de funcionários federais ou estaduais ocasiona uma defasagem cada vez maior, mesmo tendo conhecimento de que os RH contratados nos idos de mil e novecentos e oitenta teriam suas aposentadorias programadas para este período não tomou providencias para em tempo hábil providenciar sua substituição, provocando um caos generalizado e os usuários desassistidos buscando o socorro em emergências. Os cargos inexistem no quadro de RH da prefeitura e devem ser criados e aprovados pela câmara de vereadores e abertura de concursos que demandam de tempo para se realizarem. Paulo solicita que a pauta para a próxima reunião seja Tuberculose, por solicitação de CMS. Nada mais havendo a tratar, lavrei a presente ata que vai assinada por mim Gabriel Antonio Vigne. 

segunda-feira, 2 de abril de 2012

ATA NÚMERO 02- 2012

ATA da Reunião Plenária do CDS Noroeste, realizada aos vinte e oito dias, do mês de março do ano de dois mil e doze, ás quatorze horas e trinta minutos, na sala três da Gerencia Distrital NHNI, área doze, localizada nos altos do CS IAPI, com a participação de conselheiros dos diversos CLSs, conforme registrado no livro de presença. Devido a necessidade de abreviar sua estada no transcorrer da reunião, Rosemary, diretora do CS IAPI, solicitou permissão de efetuar a entrega do dossiê solicitado pelo conselho, referente aos serviços disponibilizados em cada área e numero de servidores existentes, passando as mãos do senhor Paulo coordenador do CDS Noroeste, por ter que se ausentar por motivos do numero reduzido de servidores disponíveis em sua área de atuação. Lida e aprovada a ata anterior sem ressalvas, Paulo submeteu aos presentes a listagem dos conselheiros que deverão representar o CDS Noroeste junto ao Conselho Municipal de Saúde, sendo titulares Paulo Goulart dos Santos e Gabriel Antonio Vigne, e seus suplentes na ordem, Gilberto Binder e Ione Terezinha Nichelle, conseguindo a aprovação por unanimidade. A seguir Kátia e Cristiana passaram a apresentar o ESF do CS IAPI, sua atuação a partir de maio de dois mil e onze até este mês de março de dois mil e doze. De inicio vieram a Enfermeira Cristiana, três técnicos e o dentista, posteriormente foram contratadas mais duas enfermeiras, dois técnicos de saúde bucal, todos sob a coordenação de Cristiana e Kátia. Pela falta de estrutura de RH e equipamentos, bem como da liberação pela engenharia para ocupação da área cinco, no CS IAPI, essa equipe passou a prestar seus serviços junto à UBS/IAPI, onde permanecem até o momento, recebendo ensinamentos práticos e orientações, se preparando para assumirem o posto para o qual foram contratados, ficando na expectativa da contratação dos profissionais clínicos e agentes comunitárias para assumirem a região que engloba o IAPI até o Cosme e Galvão. Houve esclarecimentos sobre tipos de trabalhos na saúde bucal exercidos pelo dentista e técnico em saúde bucal, bem como de coletas domiciliares de materiais para exames de laboratório, de pessoas impossibilitadas de se dirigirem ao local de coleta. Ficou claro que na campanha de vacinas em dois mil e onze, tanto na infantil quanto na dos idosos o grupo foi de fundamental importância, suprindo a falta de RH nas equipes da UBS/IAPI, que sem o auxilio dessa equipe por certo teria sido forçada a suprimir tarefas de atendimento publico especialmente no momento de greve. Após o período das vacinas a equipe passou a se integrar à comunidade efetuando o pré-cadastramento das economias domésticas e seus habitantes, sendo que em algumas não foi possível por não encontrarem os moradores nos horários normais de trabalho, sendo sugerido um mutirão em fins de semana nessas economias, igualmente foi constatado o deslocamento de moradores logo após o recadastramento, exigindo novas visitas. Informaram ainda que nesse período recebessem solicitações de atendimento domiciliar de pacientes incapacitados de se locomover, sendo prontamente atendidos, fazendo inclusive visitas a escolas da região auxiliando o Nasca nas consultas dentro do programa “Olhar Brasil”, estando no aguardo da contratação dos profissionais que completem a equipe para dar andamento em seu trabalho. Nada mais havendo a tratar, lavrei a presente ata que vai assinada por mim, Gabriel Antonio Vigne.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

ATA NÚMERO 01 - 2012

ATA da Reunião Plenária do CDS Noroeste, realizada aos vinte e cinco dias, do mês de janeiro do ano de dois mil e doze, ás quatorze horas e trinta minutos, na sala três da Gerencia Distrital NHNI, área doze, localizada nos altos do CS IAPI, com a participação de conselheiros dos diversos CLSs, conforme registrado no livro de presença. Após a apresentação do presentes foi lida e aprovada a ata anterior, sem ressalvas, passando logo aos informes, ao que o senhor Gilberto informou que a conselheira Simone não deverá continuar no CDS Noroeste, pois tendo prestado concurso esta sendo efetivada no Hospital de Clinicas. Paulo diz que ela deve formular por escrito e devemos avisar a suplente para assumir a função de titular bem como definir quem será credenciado junto ao CMS, sob pena de perdermos a vaga junto ao mesmo. Gilberto comenta a necessidade de se participar do Pro – Saúde, bem como o de se formar uma comissão para uma visita ás obras de UPA, ao que Paulo diz que o concurso para o quadro de RH da UPA, programado para inicio de fevereiro foi transferido para fins de fevereiro. Paulo ainda diz que no dia dezessete do corrente mês, o promotor de MP convocou uma reunião com os coordenadores dos CDSs, solicitando a apresentação das necessidades de RH de suas regiões, apresentando as necessidades do IAPI, Ipiranga e Nazaré, estranhando que o Conceição não estivesse se manifestado. Kátia diz que muitos dos RH do IAPI ainda não foram criados os respectivos cargos. Ana discorre sobre o Pró – Saúde e a parceria da Faculdade IPA, que montará um projeto para a região NHNI, abrangendo a população infantil até idosos, recebendo a Faculdade um verba Federal para se estruturar e manter o programa com a participação de seus alunos, inclusive criação de um espaço físico onde seja possível realizar eventos, cursos ou palestras dentro do CS IAPI, sendo previsto a apresentação do projeto para o dia 27/02/2012 e encaminhamento ao MP até 15/03/2012. Paulo cita que apesar de convidados, nenhum representante da Gerencia Distrital ou Direção do CS IAPI compareceram aos eventos do CAPS ou Emergência Psiquiatra. Gabriel cita que no jornal da RBS notícia do dia vinte e três, foi anunciada que durante o ano de dois mil e onze, foi perdida dezoito mil consultas, acreditando que as falhas não são de inteira responsabilidade dos usuários, pois muitas vezes o mesmo não toma conhecimento do agendamento. ANA diz que é histórico o desperdício de trinta por cento das consultas de especialidades por irresponsabilidade do usuário, com exceção de cardiologista. Por falta de RH, o posto não tem verificado as razoes desse numero de faltas, ocorrendo entretanto, que por ocasião de um médico ter alterado o horário de atendimento, os pacientes foram alertados para esse fato ao que um usuário disse desconhecer ter consulta marcada naquele dia, por ter sido agendada por sua genitora que desconhecia a agenda da filha e outros nem se recordavam de ter agendado consulta, porem quando se trata de um médico particular, mesmo agendando com trinta dias de antecedência, o paciente não falta, demonstrando desrespeito para com outros que tenham realmente necessidade de serem atendidos. O usuário que agenda e não comparece deveria ser penalizado de alguma forma, mesmo que imposta pela sociedade ao ver o nome divulgado como faltoso, por ter privado quem realmente tivesse necessidade da consulta. Um fato ocorrido com estudantes com deficiência visual, após conversa com os pais e marcado o dia e horário em que estaria disponível uma condução para o translado das crianças para a realização de exames e disponibilização gratuita de óculos, mais de cinquenta por cento não compareceram, demonstrando uma cultura de desvalorização do que é disponibilizado sem um custo maior e como penalização deveria ser encaminhado ao Conselho Tutelar para providencias. Anunciada a pauta para a reunião de vinte e oito de março como sendo; Informes gerais, Escolha dos representantes no CMS e Esclarecimentos do ESF IAPI. Nada mais havendo a tratar, lavrei a presente ata que vai assinada por mim Gabriel Antonio Vigne.